Por que ser um cidadão consciente?

post1

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

O consumo sustentável prega que o cidadão/consumidor também é responsável, e como tal, deve escolher produtos produzidos por empresas éticas, que cuidem do meio ambiente, com a finalidade de alcançar a sustentabilidade, bem como abandonar o individualismo e egocentrismo existente no atual contexto capitalista, refletindo sobre as conseqüências do seu ato de consumo para a coletividade. Assim, é importante o cidadão atual compreender que o desenvolvimento econômico e tecnológico é sim necessário, mas que ele pode ser adequado de maneira a não comprometer o meio ambiente e as gerações futuras, suprindo todas as necessidades do mundo atual.

A educação ambiental tem como um de seus objetivos formar cidadãos conscientes de sua relação com a natureza e com seu habitat. Diante disso, conclui-se que ela, independentemente da metodologia, deve primar pela formação de pessoas conscientes de seu papel e de sua relação com o meio ambiente de modo a primarem pela sustentabilidade, através do uso racional dos recursos naturais, para que tanto esta quanto as futuras gerações possam também deles usufruir, (NEIMAN; RABINOVICI 2002, p. 146).

É necessário que todos percebam a importância de preservar o meio ambiente, uma comunidade mais consciente estará mais preparada para o futuro.